ONU Meio Ambiente promove curso on-line em português sobre lixo marinho

O lixo é uma questão ambiental, humana, socioeconômica e de saúde, reflexo de uma sociedade com altos índices de desperdício.

A ONU Meio Ambiente, em cooperação com a Universidade Aberta da Holanda, começa em 29 de abril a terceira edição de um curso on-line e gratuito sobre lixo marinho. A formação gratuita foi criada para estimular lideranças e oferecer oportunidades de aprendizagem que promovam ações em prol da saúde dos oceanos. A capacitação está disponível em português e as inscrições podem ser feitas pelo link: www.bit.ly/MOOC2019_Português.

A poluição marinha é um problema que afeta todos os oceanos. O lixo é uma questão ambiental, humana, socioeconômica e de saúde, reflexo de uma sociedade com altos índices de desperdício. Com o crescimento mundial do volume de resíduos sólidos descartados todos os dias e devido às baixas taxas de degradação, o montante de lixo presente nos mares só aumenta.

O Curso On-line Aberto e Massivo (Massive Open Online Course – MOOC) sobre Lixo Marinho busca inspirar atitudes e liderança na agenda de combate à poluição marinha, estimulando a interação dos alunos com atores-chave.

A formação traz uma aprendizagem orientada para ações, explicando aos participantes como é possível realizar atividades bem-sucedidas em seu próprio contexto, independentemente da sua profissão ou região. O curso apresentará diferentes ferramentas para combater a poluição marinha, como a Estratégia de Honolulu.

Este é o primeiro curso ao estilo MOOC focado em lixo no mar, com estudos de casos e boas práticas do mundo todo. A capacitação terá um corpo docente especializado. A iniciativa é voltada tanto para profissionais e gestores quanto para estudantes e interessados.

O treinamento está dividido em duas “trilhas”. A “Trilha da Liderança” oferece dez horas de conteúdo introdutório à temática, com estratégias para prevenir e reduzir a poluição marinha – é indicada para iniciantes e pessoas que queiram integrar a temática ao seu campo de atuação ou fortalecer sua liderança. Para quem quiser aprofundar conhecimentos, a “Trilha da Expertise” oferece 30 horas adicionais e exige um relatório final para a conclusão do curso.

Uma iniciativa da Global Partnership for Marine Litter (GPML, Parceria Global para o Lixo no Mar), o curso será disseminado por meio da Aliança para Juventude e Educação (YEA!) e da Parceria Global de Universidades para o Meio Ambiente e a Sustentabilidade (GUPES), que engloba atualmente 800 universidades de todo o mundo – 16 no Brasil. A capacitação conta com palestras, estudos de caso e vídeos, além de materiais adicionais de estudo. As palestras estarão disponíveis em vídeo e em documentos on-line, dentro de uma plataforma virtual interativa.

Como se inscrever

As inscrições estão abertas e as aulas terão início no dia 29 de abril de 2019. O link para inscrição — www.bit.ly/MOOC2019_Português — abre uma página da Universidade Aberta, que apresenta o MOOC em inglês, mas fornece as informações básicas em português. O interessado deverá clicar no botão azul em que se lê “MATRICULAR EM MLMOOCPT18” e será direcionado a um formulário (em português) para criar uma conta na Universidade Aberta. Após o recebimento da confirmação da conta por e-mail, o interessado retorna ao site da Universidade Aberta, faz seu login e, então, inscreve-se no MOOC Lixo Marinho clicando no botão indicado. Em caso de dificuldade, entre em contato com a ONU Meio Ambiente por meio do endereço eletrônico: mareslimpos@gmail.com.
Fonte: https://www.ecycle.com.br
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.