Biopack, a caixa de ovos que pode ser plantada e produz leguminosas

Parece uma embalagem de ovos normal, mas, uma vez que seu conteúdo acaba, ela não só não vai parar no lixo, como ainda é capaz de brotar, gerando uma nova vida.

A novidade se chama Biopack e ganhou recentemente o prêmio Young Balkan Designers 2019. Idealizada por George Bosnas, a Biopack é um cartão compacto à base de papel, farinha, amido e sementes orgânicas de leguminosas. Uma vez consumidos os ovos contidos nela, não deve ser descartada, mas regada ou plantada diretamente no solo.

Dessa forma, as sementes contidas em suas fibras, dia após dia, são transformadas em plantas.

“A reciclagem é uma forma de gestão do lixo, que envolve a conversão de resíduos e de outros materiais usados ​​em produtos reutilizáveis. Mas vale a pena? É um processo de várias etapas, envolvendo o transporte, a classificação, o processamento e a produção de materiais em novos produtos. É difícil avaliar o consumo total de energia”, explica o designer no site oficial.

De acordo com Bosnas, de fato, a reciclagem ainda apresenta inúmeros desafios, uma vez que os processos atuais ainda são complicados, caros e nem sempre totalmente ecológicos. Em vez disso, precisamos repensar o conceito de descartável, mesmo a partir dos recipientes de ovos clássicos, geralmente feitos de plástico.

Daí a opção por dar nova vida a um produto imediatamente, em vez de aumentar a quantidade de desperdício:

biopack 3

“A Biopack é uma embalagem projetada para ser ecologicamente correta em todos os níveis. O objetivo é criar um produto verdadeiramente respeitoso com o ambiente.”

A caixa pode acomodar até quatro ovos. Uma vez esvaziada, não deve ser jogada fora, mas plantada e regada. Em 30 dias, as sementes vão germinar e dar vida à novas plantas.

biopack 2

As embalagens sustentáveis não apenas criam um sistema de ciclo completo que transforma um produto em uma planta, mas, de acordo com Bosnas, o crescimento das leguminosas também aumentará a fertilidade do solo.

Uma invenção que, provavelmente, não mudará o mundo, mas oferecerá uma pequena contribuição para torná-lo mais limpo e mais ecológico.

Fonte: https://www.greenme.com.br/consumir/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 18 =