Brasil participará da avaliação ambiental global

Pela primeira vez, Comitê Diretor responsável pelo relatório a ser submetido à 5ª Assembleia do Meio Ambiente das Nações Unidas terá representante brasileiro. 

O pesquisador brasileiro Celso Luiz Moretti, que ocupa interinamente a presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é o primeiro brasileiro a ser nomeado para o Comitê Diretor do Global Environmental Outlook (GEO), da ONU Meio Ambiente. O Comitê é responsável pela supervisão e elaboração do relatório sobre o estado de conservação do meio ambiente no planeta.

O texto do relatório passará por um processo de consulta e debate entre 2019 e 2020 antes de ser submetido à aprovação na 5ª Assembleia do Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEA-5), em 2021. A primeira reunião presencial do Comitê Diretor ocorrerá em outubro, em cidade a ser definida.

O GEO é um processo consultivo e participativo que visa elaborar uma avaliação independente do estado de conservação do meio ambiente no mundo, as respostas para enfrentar os desafios e os caminhos para alcançar os objetivos ambientais acordados internacionalmente.

O processo permite conduzir avaliações ambientais integradas e traçar um panorama sobre o estado, tendências e perspectivas do meio ambiente. O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), acompanha essas discussões.

O GEO oferece, também, uma série de produtos que ajudam a tomada de decisões ambientais, facilitando a interação entre ciência e política.

O Comitê Diretor é composto por 37 membros, agora com cinco oriundos da América Latina e Caribe (Brasil, Chile, Costa Rica, Santa Lúcia, Trinidad e Tobago). Há representação virtualmente equitativa no que tange a gênero: 19 homens e 18 mulheres.

A distribuição geográfica do Comitê Diretor é a seguinte: Grupo Asiático: 9 membros; Grupo da Europa Ocidental e outros: 9 membros; Grupo Africano: 8 membros; Grupo da Europa Oriental: 6 membros; e Grupo da América Latina e Caribe: 5 membros.

SAIBA MAIS

O relatório Global Environment Outlook é frequentemente citado como a principal avaliação ambiental da ONU Meio Ambiente. A primeira publicação foi em 1997.

O representante brasileiro no Comitê Diretor do GEO, Celso Luiz Moretti, é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestre e doutor em produção vegetal pela mesma instituição. É especialista em engenharia de produção com ênfase em gestão empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor convidado de diversas instituições de ensino, como a Universidade da Flórida (EUA).
Fonte: www.mma.gov.br
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.