Como fazer o descarte de cerâmica

Antes de realizar o descarte do seu objeto de cerâmica, tenha certeza de que ele não pode ser reutilizado para outro fim

descarte de cerâmica acontece principalmente depois que o objeto foi quebrado. Entretanto, antes de realizá-lo, é possível reutilizar a cerâmica, até mesmo se estiver quebrada. Entenda:

O que é cerâmica

Cerâmica, palavra originária da língua grega antiga κέραμος, significa argila queimada. Os materiais de cerâmica são feitos utilizando-se argila como matéria-prima e compõem uma categoria de materiais muito elegantes. Normalmente a cerâmica é composta por óxido metálico, boreto, carbeto, nitreto ou por uma mistura que pode incluir aniões. Além de estar presente na composição de vasilhames, ela também compõe panelas, louças de porcelana e materiais de construção como telhas e tijolos, entre outros.

Reciclagem de cerâmica

reciclagem de cerâmica é possível; entretanto, sua reciclabilidade nem sempre é uma garantia. A reciclagem da cerâmica depende da abundância de matéria-prima (geralmente comercializada por peso), da demanda de mercado e do apoio da legislação.

Os materiais de cerâmica possuem reciclabilidade difícil, diversidade de composições, mercado ruim, sucata pouco valorizada e reaproveitamento energético inviável. Entretanto, a maioria dos materiais de cerâmica são duráveis, ou seja, podem ser reutilizados.

Impactos ambientais da cerâmica

Os principais impactos ambientais gerados na produção de cerâmica incluem doenças ocupacionais (silicose); acidentes (cortes); extração de recursos naturais utilizados como matéria-prima e na obtenção de energia para a fabricação; além de aumento do efeito estufa (5% do CO2 mundial provém da indústria do cimento). Tudo isso faz com que seja importante priorizar a reutilização e a reciclagem da cerâmica em relação ao seu descarte.

Como reutilizar cerâmica

cerâmica

Na cultura japonesa, as peças de cerâmica quebradas são reparadas com uma mistura de laca e pó de mica dourada. Essa prática, conhecida como kintsukuroi, carrega uma filosofia de aceitação do imperfeito.

kintsukuroi valoriza as marcas de desgaste pelo uso de um objeto. As marcas são vistas como uma razão para manter o objeto mesmo depois de ter quebrado, destacando as rachaduras e reparos para que ganhem um novo significado.

Além dessa técnica, que é empregada em vasos, pratos e outros materiais de cerâmica, também é possível reciclar a cerâmica de tijolos, telhas e outros entulhos em larga escala por meio de processos industriais.

Outra ideia é utilizar a cerâmica para fazer mosaicos em paredes, pisos e trabalhos artísticos. É uma forma de economizar material, evitar o descarte incorreto e dar uma boa utilidade para um material que “não serve mais”.

Há ainda quem use a cerâmica quebrada como dreno de vasinhos, função similar à da argila expandida (que já vem no formato ideal para esse uso).

Como fazer o descarte de cerâmica

Se não foi possível doar o seu objeto de cerâmica ou reutilizar seus cacos para outros fins, é preciso fazer descarte correto.

Os postos de coleta que costumam reciclar materiais de cerâmica normalmente são encontrados como “postos de coleta de entulhos”. Porém, quando você encontrar postos de coleta de entulhos próximos de sua casa, é indicado ligar antes para saber se eles recebem seu tipo de resíduo e a quantidade que você quer descartar. Após a triagem, pode ser que sua cerâmica seja reciclada. Se não for, ela deve ser enviada para o aterro sanitário adequado. Para mais informações, utilize o mecanismo gratuito de busca de postos do Portal eCycle.

E se a cerâmica quebrar em cacos e eu não conseguir reutilizá-la?

cerâmica quebrada

Se a cerâmica quebrou em cacos – e você não conseguiu usar usar como dreno de vasinhos, enviar para a reciclagem nem reutilizá-la de outra forma -, lembre-se de embalar os pedaços de cerâmica corretamente.

Se os cacos de cerâmica forem pequenos, você pode utilizar uma garrafa PET para embalá-los. Para isso, retire o rótulo da garrafa PET e descarte-o junto de outros plásticos recicláveis. Então corte a garrafa ao meio, insira os cacos da cerâmica quebrada, utilize a parte superior da garrafa para tampar o recipiente e coloque-o dentro de uma sacola. Procure utilizar luvas e/ou pá e vassoura para não se ferir.

Como nem sempre temos embalagem de garrafa PET em casa (por isso é bom deixar alguma de reserva), é possível utilizar embalagens cartonadas como as de suco e de leite de caixinha ou embalagens de plástico resistente com tampa, como as de achocolatado em pó. Para utilizar as embalagens cartonadas, é preciso cortá-las ao meio e utilizar o mesmo método da garrafa PET – grampeando-as para garantir que a embalagem não abra no meio do caminho. O problema é que as embalagens cartonadas não são transparentes, o que impossibilita que os garis e trabalhadores de cooperativas vejam o conteúdo interno do descarte. Então dê preferência às embalagens transparentes e resistentes na hora de descartar a cerâmica quebrada, e, se não houver postos de reciclagem de entrega voluntária que a recebam, garanta que esse resíduo seja enviado para o aterro sanitário comum.

Fonte: https://www.ecycle.com.br/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + dezesseis =