Conheça o refrigerador ecológico de argila que funciona sem energia elétrica

Existem muitos lugares do mundo onde reinam a pobreza e a falta de recursos. Por isso, as pessoas não dispõem de energia elétrica, e muito menos de uma geladeira para conservar os alimentos.

Pensando nisso, foi criada uma alternativa que permite a conservação de alimentos em moradias muito carentes, ou em locais onde não exista rede elétrica. Trata-se de um refrigerador, ou conservador de alimentos, feito de argila.

A empresa mexicana Depresa criou este refrigerador ecológico chamado Ecoplanet. Semelhante a um enorme vaso de barro, ele é constituído de dois recipientes de argila, separados por uma grossa camada de areia e terra.

O Ecoplanet conserva os alimentos usando um pouco de água e energia solar, e consegue resfriar de 10 a 14ºC, por isso, pode ser muito útil em áreas sem luz elétrica.

Esse refrigerador sustentável é de custo bem baixo, de fácil manutenção e possui boa durabilidade.

Como funciona

O funcionamento desse refrigerador ecológico se dá da seguinte forma: o equipamento ao ser colocado à meia sombra permite que a umidade evapore, fazendo com que a temperatura caia, conservando assim os alimentos frescos acondicionados nessa estrutura.

Embora faça cinco anos que a empresa Ecoplanet comercializa esse e outros produtos ecológicos, o uso desse refrigerador de argila em prol de ações comunitárias para o desenvolvimento social no México, é algo recente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *