Fabricante de café anuncia produção de cápsulas feitas com alumínio reciclado

Iniciativa pretende criar um modelo de negócios ainda mais circular

Como parte da estratégia global para garantir que cada xícara gere impacto positivo para o meio ambiente e para sociedade, a Nespresso, marca pioneira no mercado de cafés porcionados, anuncia hoje que suas cápsulas serão produzidas com 80% de alumínio reciclado. A mudança ocorrerá de forma gradativa em toda a linha de cafés da companhia.

As primeiras cápsulas a serem adaptadas ao novo modelo serão as da variedade Master Origin Colombia, um dos cafés da linha regular e doméstica da Nespresso. A transformação terá início na Europa a partir do mês de maio e começará no Brasil em julho. Até o final de 2021, a empresa espera que toda a sua linha doméstica e também Vertuo, comercializada em mercados como Estados Unidos e Europa, estejam em conformidade com o novo formato. Além das cápsulas, as caixas das máquinas Nespresso também estão sendo produzidas com 95% de material reciclado desde o início de março.

“Essa iniciativa mostra como a economia circular está presente em nossa cadeia de produção. Seguimos em uma jornada constante de melhoria de nossos processos para oferecer soluções cada vez mais sustentáveis aos nossos consumidores e essa conquista marca um momento significativo para o nosso negócio no mundo”, diz Claudia Leite, Gerente da área de Criação de Valor Compartilhado da Nespresso no Brasil.

O alumínio reciclado requer 95% menos energia para produção do que o alumínio virgem, tornando-se o mais adequado para um modelo de negócios circular, além de colaborar com uma redução significativa na pegada de carbono. O insumo é considerado um dos recursos mais valiosos do mundo. Ele pode ser refundido e reutilizado infinitamente, permitindo uma segunda vida aos resíduos gerados. Foi o material escolhido pela Nespresso para composição de suas cápsulas, pois além de proteger o frescor, o sabor e o aroma do café, também é infinitamente reciclável.

Reconhecemos o importante papel das empresas no fortalecimento do mercado de matéria-prima secundária, contribuindo com a geração e a manutenção de valor dos materiais ao longo da cadeia produtiva. A Nespresso, ao utilizar alumínio reciclado em suas cápsulas, demonstra ao seu consumidor seu comprometimento com a Economia Circular e que é possível fazer diferente reutilizando materiais com efetividade e performance. Este também é o papel das indústrias: engajar o consumidor promovendo novas atitudes por meio do seu produto, reforça Beatriz Luz, Fundadora da Exchange 4 Change Brasil e idealizadora do Hub de Economia Circular Brasil.

No Brasil, a Nespresso investe mais de R$ 5 milhões de reais por ano em ações ligadas à sustentabilidade. Desde de 2011, atua com um sistema próprio de reciclagem, responsável por separar o pó de café do alumínio. Atualmente, a companhia possui 157 pontos de coleta espalhados pelo Brasil e sua taxa global de reciclagem efetiva no país é de 23%.


Fonte: https://www.ecycle.com.br/

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