Água do mar se transforma em água potável em apenas 30 minutos com método sustentável

Você já imaginou ter água potável a partir da água do mar em apenas 30 minutos?

Em um país como o Brasil que, historicamente, carece de saneamento básico mas tem água marinha abundante, seria uma saída importante para levar água potável para milhões de pessoas.

Um estudo realizado por uma equipe internacional de pesquisadores acaba de desenvolver uma nova tecnologia capaz de produzir um grande volume de água potável a partir da água marinha em meia hora, informa a BBC Brasil.

Trata-se de usar uma energia mais eficiente do que a utilizada atualmente nos processos de dessalinização, informa um comunicado da Universidade Monash, na Austrália, onde a pesquisa foi desenvolvida.

Um método sustentável

O processo de conversão da água do mar em água potável requer luz solar direta para purificá-la – um processo eficiente e de baixo custo – através de um filtro fabricado com compostos organometálicos (MOF), que são íons metálicos que formam um material cristalino.

O filtro atrai as moléculas de sais contidas na água e e as retém para, então, colocá-las sob a luz do sol. Esse processo inicial de dessalinização dura somente quatro minutos, tem baixo consumo energético e não usa produtos químicos.

Entretanto, o filtro não estará disponível à população tão cedo. De acordo com o líder do projeto, professor Huanting Wang, o custo do material sintetizado é alto e só deve diminuir quando o filtro for produzido em larga escala.

Fonte: https://www.greenme.com.br/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *