Recicle e reutilize sabão e sabonete. Salve o bolso e o meio ambiente. Veja como!

Se você é daqueles que preza por um bom sabonete natural, ecológico, que custa mais caro mas que vale a pena comprar por causa da qualidade, saiba que dá pra reaproveitá-lo até a última espuma.

Prefira produtos naturais

Você já parou para pensar que a nossa higiene pessoal e limpeza do lar é um dos fatores responsável pela poluição ambiental?

As substâncias corrosivas e ácidas presentes nos sabões, e os óleos e aditivos químicos contidos nos sabonetes, poluem e contaminam as águas dos rios, lagos e mares onde são direcionados os esgotos. Além disso, prejudicam as plantas e os animais que vivem na região banhada por esses fluxos aquáticos.

Esses produtos desencadeiam a redução da oxigenação na água, dificultando a respiração dos seres aquáticos.

poluição das águas nos rios, lagos, mares e oceanos ocorre também pela reação química de múltiplas substâncias contidas nestes produtos de limpeza e higiene pessoal, potencializando os impactos sobre a qualidade das águas, prejudicando a fauna, a flora dos ecossistemas, além das populações que consomem estas águas.

Por tudo isso, quando for comprar sabonete e sabão prefira os ecológicos, biodegradáveis, orgânicos e veganos (sem crueldade animal), pois são feitos com substâncias naturais e com base em critérios que preservam a Natureza e a vidas dos seres vivos.

Evite o desperdício

E para evitar o desperdício de sabonetes e sabões naturais – que, muitas vezes, é verdade!, custam mais caro – não jogue fora as sobras deles. Uma atitude sustentável é reaproveitar aqueles restinhos que ficam pequenos e difíceis de usar.

Veja a seguir como fazer o reaproveitamento ou a reutilização de sabões e sabonetes.

Observação: não misture pedaços de sabões com sabonetes no caso de utilizá-los para higiene pessoal pois, podem causar alergias e agredir a epiderme.

Misture-os se for para lavar roupas ou louça.

Se for para usar sabonetes na pele, a dica da reutilização é a mais indicada.

Se você ficou confuso e não entendeu a diferença entre reciclar e reutilizar, esclarecemos! Reciclar é transformar, usar uma coisa para fazer outra, nova, transformada. Reutilizar é usar uma ou mais vezes uma coisa sem transformá-la.

Como reciclar sabões ou sabonetes

Veja esta receita do Ministério do Meio Ambiente para reciclar os pedaços de sabonetes e sabões que sobraram, fazendo novos sabões ou sabonetes.

Você pode dar o seu toque artesanal, adicionando folhas de hortelã, pétalas de flores, canela em pau, gotinhas do óleo essencial de tua preferência, etc, para dar uma renovada no produto.

Ingredientes

  • pedaços de sabões ou sabonetes
  • punhados (um pouco) de açúcar e de vinagre.

Como preparar

  • Misture os punhados de açúcar e vinagre com os pedaços de sabões ou sabonetes.
  • Coloque-os em uma panela em banho-maria para derreter e vá misturando bem, enquanto dissolvem os sabonetes ou sabões.
  • Após tudo dissolvido, coloque a mistura em uma vasilha ou recipiente de vidro e deixe em repouso por dois dias para endurecer bem.
  • Corte o sabão em pedaços. Presenteie amigos, presenteie-se!

Como reutilizar restos de sabonetes

Outra forma de evitar o desperdício é reutilizar sabonetes através de uma esponja feita com uma meia-calça velha.

Esta é uma uma boa alternativa, ainda mais se você é daqueles que compra sabonete caro. Com esse método você irá aproveitar cada pedacinho de sabonete que sobrar!

Faça uma esponja de sabonete:

  • Corte a ponta de uma meia-calça velha ou furada (o pé é mais fácil, mas pode ser qualquer parte)
  • Faça uma pequena bolsa ou saco no qual possa inserir os restos de sabonetes.
  • Quando essa bolsa estiver cheia, amarre a abertura da meia, e estará pronta para ser usada na ducha. É ademais um leve esfoliante!

Preserve a saúde, o bolso e o meio ambiente

Existem muitas marcas de sabonetes e sabões no mercado, mas a maioria delas agride a pele e a vida na natureza. Por isso, prefira um produto de menor impacto sobre o meio ambiente.

Usando produtos feitos com substâncias naturais, sem ingredientes químicos prejudiciais – como sulfatos e corantes artificiais, microplásticos e conservantes – você estará ajudando a preservar a vida na Terra e evitando a crueldade animal.

Infelizmente, a indústria de cosméticos ainda faz uso de animais, seja como matéria-prima, seja em testes de laboratório. Preservar a vida dos animais, além de evitar a crueldade, contribui para o equilíbrio da biodiversidade.

Existem várias marcas de sabonetes e sabões veganos, é só pesquisar no Google e irá encontrá-las, mas também tem a alternativa de você mesmo fazer o seu sabonete ou sabão vegano caseiro, além de reciclar e reutilizar cada pedacinho como acabamos de ensinar.

Isso irá salvar também o teu bolso!

Vamos praticando e desenvolvendo o consumo consciente, diminuindo os impactos prejudiciais em nosso planeta, preservando saúde, meio ambiente e dinheiro.

Fonte: https://www.greenme.com.br/

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.