Casa autossustentável: aproveitar o sol, reaproveitar a água, plantar e economizar

Ter uma casa é um sonho que muitas pessoas ainda não puderam realizar e ter uma casa autossustentável então, é um sonho ainda maior.

Ter uma casa é um sonho que muitas pessoas ainda não puderam realizar. E ter uma casa autossustentável então, é um sonho ainda maior, porque uma vez que a casa estiver pronta, a economia nas contas de água, luz e até na comida é garantida.

Existem muitos exemplos de casas deste tipo, inclusive as mini casas off-grid (fora da rede) onde pessoas vivem em pequenos espaços, como em furgões e campers, e não precisam mais pagar contas de luz e água.

As soluções são muitas seja em valores seja em medidas.

Mas, podendo ter espaços maiores, com quintal e horta, o investimento em bioconstrução vale a pena.

Jardins verticais e hortas que podem ser alimentados com reutilização da água da chuva em sistemas de aquaponia.

Painéis solares que fornecem energia solar e fotovoltaica. No primeiro caso, a energia gerada pode esquentar a água da casa, e no segundo, a energia gerada pode ser usada como energia propriamente dita.

A necessidade de ar-condicionado para aquecer ou resfriar a casa também é pensada na bioconstrução, seja na escolha dos materiais, seja em mudanças estruturais da casa, favorecendo ventilação, aquecimento natural, etc, trabalhando com os materiais certos de acordo com cada tipo de necessidade.

Sistemas de captura e armazenamento da água da chuva são usados para possibilitar o reuso da água na limpeza da casa, do quintal, na lavanderia, nos banheiros e jardins.

Até uma piscina natural, ou biopiscina, dá para fazer.

Fonte: https://www.greenme.com.br/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *