A Amazônia não é o pulmão do mundo mas é o coração pulsante da Terra

A Amazônia não é o pulmão da Terra mas é o bioma que regula o sistema climático global e todo regime de secas e chuvas no Brasil.

É a maior floresta tropical do planeta e a que abriga a maior biodiversidade da Terra. É o nosso coração verde! Pulsante, ainda vivo, mas muito ameaçado. O que fazer?

Muitos cientistas dizem que estamos próximos do ponto de não retorno. Outros alegam que já ultrapassamos esse ponto. Se o desmatamento continuar, se a exploração de minérios continuar, se nada for feito, a Amazônia nunca mais será a mesma. E isso é uma ameaça ao clima global.

O que aconteceria se o clima na Terra esquentasse ainda mais?

Inundações, secas, insegurança alimentar (falta de água e de alimentos), morte de animais, inclusive do animal homem, aumento do nível do mar, queimadas e incêndios florestais e guerra climática (refugiados pelo clima).

Enquanto ONGs do mundo inteiro trabalham para reverter ou salvar a situação (veja que recentemente Jeff Bezos, um dos homens mais rico do mundo, doou US$ 791 milhões para o clima), no Brasil, a política ambiental parece trabalhar contra a natureza, em prol de um desenvolvimento econômico insustentável, fadado ao erro, à destruição.

Para se ter uma ideia da destruição da Amazônia, somente em 2020, a cada minuto, uma área equivalente a 2 campos de futebol foi desmatada ilegalmente e mais de mil árvores foram derrubadas!

Como ajudar a salvar a Amazônia?

Não é “apenas” a vida na Amazônia ou a vida de seus povos nativos. Não são apenas os animais em extinção. Não são apenas as árvores derrubadas, ou a vegetação e os animais queimados nos incêndios. É todo o regime de uma biodiversidade que, sendo destruído, ameaça a vida de todos nós. TODOS!

Por isso, o Greenpeace laçou uma campanha chamada #TodosPelaAmazônia no intuito de criar uma rede de proteção à maior floresta tropical do planeta.

Nós, brasileiros, somos os primeiros interessados e ao mesmo tempo responsáveis pela preservação da nossa riqueza.

Se você se importa com o futuro do Brasil, da Amazônia e do planeta, CLIQUE AQUI para fazer parte dessa rede.

Fonte: www.greenme.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.