Japão cria satélite de madeira para reduzir poluição espacial

O Japão está construindo satélites de madeira para reduzir o lixo espacial. Essa é uma alternativa para tentar acabar com o metal que orbita a Terra.

Pesquisadores e especialistas espaciais da Universidade de Kyoto estão trabalhando no desenvolvimento de madeiras resistentes ao ambiente hostil do espaço.

O projeto em questão recebeu o nome de Ligno Stella e baseia-se no fato de que a madeira transmite ondas eletromagnéticas e geomagnetismo.

Diferente dos satélites metálicos, os satélites de madeira serão completamente queimados ao entrarem em contato com a atmosfera.

Em outras palavras, pode-se dizer que os satélites de madeira são mais “limpos” e ecológicos, pois não geram as tais partículas de alumina que poluem o ar.

Os pesquisadores estão preocupados com a quantidade de partículas que ainda vão flutuar na atmosfera nos próximos anos. Isso porque existem cerca de 6.000 satélites em órbita nesse momento e outros milhares serão lançados nos próximos anos.

Os cientistas da Universidade de Kyoto pretendem liderar o desenvolvimento de materiais de construção exclusivos aliados à tecnologias espaciais, pensando também na sustentabilidade.

A madeira possui diversas utilidades e os pesquisadores visualizam mais essa possibilidade para o material. A grande questão agora é saber se a demanda de madeira para esse empreendimento será atendida.

Fonte: www.greenme.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.