Reciclagem de água doméstica: por que e como fazer?

Confira dicas de como fazer reciclagem de água doméstica e reduza seu gasto diário

A reciclagem de água doméstica é um processo que ajuda as pessoas a aproveitar ao máximo a água de que precisam diariamente. Na verdade, o planeta se encarrega de fazer a reciclagem de água naturalmente, mas a tecnologia pode – e deve – ser usada para acelerar esse processo. Um exemplo bem-sucedido é o Hydraloop, sistema de reciclagem de água doméstica que trata 95% da água do chuveiro e metade da água da máquina de lavar roupas.

Vencedor da categoria sustentabilidade da edição de 2020 da Consumer Eletronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo, o Hydraloop, desenvolvido pela start-up holandesa homônima, não só promete facilitar o reaproveitamento da água doméstica como ainda garante uma redução de 50% na sua conta de água. O modelo H600, por exemplo, é ideal para famílias grandes e pequenas empresas. A miniunidade de reciclagem de água pode limpar até 1.000 litros de água por dia e é compatível com chuveiro, equipamentos de ar-condicionado, máquinas de lavar e banheiras. A empresa afirma que o aparelho permite cerca de 85% de reúso de água doméstica.

Além disso, o sistema de reciclagem de água do Hydraloop H600 conta com conectividade Wi-Fi integrada, para que o usuário acesse o aplicativo em seu smartphone e possa monitorar informações de uso de água, verificar o status da máquina, solicitar suporte e instalar atualizações. Outro benefício são os complementos, que incluem saídas para o jardim e piscina.

O aparelho tem mais ou menos o tamanho de uma geladeira e é conectado ao sistema de água doméstico. A água coletada é processada por um biorreator aeróbio e tratada com luz ultravioleta. Depois do tratamento, a água limpa fica armazenada na máquina e pode ser utilizada a qualquer momento.

O ponto negativo do Hydraloop H600 é o valor: embora os preços não tenham sido divulgados no site da empresa, uma vez que cada instalação é personalizada de acordo com as necessidades do cliente, estima-se que uma unidade básica da recicladora não saia por menos de 4.000 dólares. Pessoas interessadas em adquirir o aparelho recebem uma consultoria da empresa, que avalia o modelo mais adequado à sua realidade.

Conheça melhor a tecnologia da Hydraloop no vídeo a seguir (em inglês), disponível no canal oficial da marca

Água de reúso: reciclagem de água em casa

Boa parte da água utilizada em uma casa é descartada com pouquíssimos resíduos, mas poderia servir de água de reúso em descargas, na lavagem de pisos, para regar plantas ou lavar o quintal. Se você ainda não tem uma recicladora de água doméstica, como a Hydraloop, mas quer aprender a armazenar, tratar e reutilizar os recursos hídricos na sua casa, confira o Manual completo para reaproveitamento de águas cinzas, elaborado pelo Portal eCycle.

Fonte: www.ecycle.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *