Transforme seu quintal em casa para aves colocando ninhos para elas

Que tal dar uma força para as aves, transformando o seu quintal em um ninho para a ajudar na reprodução delas?

O biólogo e técnico da Sociedade Espanhola de Ornitologia Luis Martínez explicou a El Pais que, na época de reprodução de aves, ter uma caixa ninho no quintal é uma ajuda e tanto para as espécies:

“Na realidade, nunca é um mau momento para colocar uma caixa ninho. Mesmo se aves não a utilizarem este ano, podem utilizá-la no próximo”.

A razão de essas caixas serem tão importantes é que permitem às aves trogloditas (aquelas que constroem ninhos e botam ovos em buracos de árvores) cumprir o seu ciclo reprodutivo em lugares onde há arvoredos jovens ou sujeitos a podas.

Como devem ser feitas?

Para que uma caixa ninho seja efetiva, deve cumprir alguns requisitos, segundo o especialista.

Elas devem ser feitas de madeira e com pelo menos 1 cm de espessura para manter a temperatura ideal. Devem também conter um orifício adaptado ao tamanho da espécie que irá usá-la para se reproduzir, e devem ser colocadas nos galhos altos das árvores (a pelo menos 3 m do solo).

O especialista também indica que sejam feitas com parafuso e não com pregos. Não se preocupe em deixar a casinha dentro toda pronta. O pássaro irá se ocupar de levar pequenos galhos, folhas etc para construir o ninho. Por isso, deixe a casa vazia e não coloque comida dentro dela.

Também é preciso fazer a manutenção das caixas, deixando-as limpas e NUNCA abri-las durante os meses de reprodução das aves.

O vídeo abaixo está em espanhol mas as informações foram acima traduzidas por nós. Veja para se orientar sobre o que foi explicado.


Este outro vídeo ensina a fazer você mesmo a casinha, caixa ninho. É preciso ter manualidade com a marcenaria.

Existem muitos vídeos no YouTube ensinando fazer as casinhas, inclusive com material reciclado mas este vídeo é rapido e fácil, embora também em espanhol, ele segue as as mesmas diretrizes ditas pelo biólogo Luis Martínez:


Talvez você encontre caixas prontas para comprar. Em todo caso, se for comprar, lembre-se das características necessárias e também das dicas de manutenção dadas pelo especialista.

É importante tê-las no quintal porque as aves se alimentam de insetos, muitas vezes pragas, do nosso jardim, sem dizer que aves espalham vida onde estão, cantam, embelezam e dispersam sementes (ornitocoria).

Fonte: https://www.greenme.com.br/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.