Plástico descartável do delivery é o que mais polui os oceanos, revela pesquisa

Os oceanos estão lotados de plástico, porém há um dado novo: a maior parte desses itens é constituída de plástico descartável proveniente dos deliveries da vida.

Um estudo recente, publicado na revista Nature Sustainability, financiada pela Fundação BBVA e pelo Ministério da Ciência Espanhol trouxe uma informação alarmante, mas que não chega a ser surpresa.

Sacolinhas descartáveis, garrafas, embalagens e papel filme para embalar alimentos, tudo feito de plástico, são os quatro itens mais comuns encontrados entre os objetos que poluem os mares, constituindo quase metade dos dejetos de origem humana, de acordo com a pesquisa.

Os resultados foram feitos com base em uma análise de 12 milhões de pontos de dados de 36 bancos de dados do mundo.

A maior quantidade de lixo foi encontrada no fundo do mar e nas linhas costeiras.

“Não ficamos surpresos com o fato de o plástico representar 80% do lixo, mas a alta proporção de itens para delivery nos surpreendeu”, disse Carmen Morales-Caselles, pesquisadora da Universidade de Cádiz, Espanha, que liderou o estudo.

Segundo os cientistas, a principal forma de evitar essa intensa poluição e os danos ao meio ambiente é exigir que os governantes adotem medidas mais rígidas.

Proibir alguns itens comuns descartáveis, responsabilizar mais os produtores pela coleta e descarte seguro dos produtos são algumas das ações que podem ajudar, de fato.

“Medidas de mitigação não podem significar limpar a foz do rio”, disse Daniel González-Fernández, da Universidade de Cádiz. “Você tem que parar o lixo na origem para que o plástico nem entre no ambiente em primeiro lugar.”

O mar começa no bueiro.

Fonte: https://www.greenme.com.br/

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.