Reutilize: panela velha se não faz comida boa, o que fazer com ela?

Panela velha não faz mais comida boa porque, muitas vezes, se for feita de teflon por exemplo, ela solta as substâncias do revestimento na comida quando vai ficando velha com o uso.

Panelas de alumínio muito velhas também podem ser um problema por isso. Às vezes a panela quebra a alça e fica difícil de cozinhar. Quando não ter conserto, o conserto é usar a criatividade, pois existem muitas maneiras interessantes para reutilizar a panela velha.

Por que reutilizar panelas velhas?

Com a reutilização ou reaproveitamento de uma panela velha, é possível transformar esse utensílio de cozinha em algo útil e requintado, evitando que ele vire lixo ou seja descartado de maneira incorreta, poluindo o meio ambiente.

Esse tipo de objeto pode levar mais de 100 anos para se decompor.

Mais da metade da população brasileira descarta o lixo de maneira incorreta, por isso, 7 toneladas, dos mais de 200 mil toneladas de lixo produzido no Brasilnão passam pela coleta seletiva e, dessa forma, não é reciclado.

Não só panelas panelas: bules, chaleiras, escorredores de alumínio, assadeiras, formas de bolo e frigideiras que não servem mais para cozinhar, podem ser reutilizados de uma outra maneira.

Embora esses utensílios possam durar bastante, chega um momento que de tanto serem usados, amassam, ficam sem as alças ou os cabos, apresentam resíduos de queimados ou perdem o revestimento. Por isso, acabam ficando impróprios para o preparo de alimentos.

Dito isso, que tal arregaçar as mangas e fazer artesanatos com suas panelas velhas?

Ideias criativas utilizando panelas velhas

Agora seguem diversas ideias criativas e úteis para transformar panelas velhas em arte, decoração e utensílios de casa e jardim:

Relógio de parede

Com uma frigideira você pode criar um relógio de parede bem chique para a cozinha.

Basta pintar a frigideira com tinta para metal, colocar o relógio de parede fixado com cola quente, cola adesiva instantânea (super bonder) ou durepoxi no meio da parte interna dela.

Use uma luva de látex para proteger as mãos e evitar que esses produtos entrem em contato com a pele.

Outra forma um pouco mais complexa de fazer um relógio com a frigideira é montá-lo diretamente nesse utensílio.

Veja o passo a passo da montagem neste vídeo, do canal Concita Fernandes-Artebeleza, e solte sua criatividade utilizando frigideira velha:

Vasos de plantas com escorredores e bules

Para transformar panelas, bules, chaleiras velhas, escorredores de metal em vasos, é só pintá-las e decorá-las com tinta esmalte para metal.

Após isso, é só colocar a plantinha que se adeque ao tamanho da panela e deixá-la no jardim, varanda ou até na sala.

Lembre-se antes de colocar a terra com a plantinha, de fazer um ou mais furos com uma furadeira ou prego e martelo no fundo da panela, para poder escorrer a água da rega, com exceção do escorredor que dispensará esse procedimento pois já tem furos.

Fonte Foto vasos de bules Artesanto e Reciclagem 

Fonte foto vaso com escorredorComo plantar e cuidar

Olhe mais ideias de reutilização de objetos no conteúdo:

Pendurador de parede

Você pode decorar as tampas das panelas pintando-as, colocando adesivos decorativos nelas e fixá-las na parede com ganchos ou pregos.

Além de decorativas, elas podem servir para pendurar panos de pratos, avental, roupas ou toalhas, aproveitando os pinos delas.

Fonte foto pendurador de tampa de panela Log in, no Pinterest

Banqueta

Olha só essa ideia de transformar uma panela em assento de banqueta. Vai ficar show na cozinha!

Para isso, é só pegar os pés de uma banqueta velha e encaixar a panela, dando um revestimento mais resistente e duradouro ao assento dessa mobília.

Fonte foto banqueta de panela velha Joia de Casa  

Cesto de frutas ou porta toalhas

Outra opção é transformar a panela velha em cesto de frutas, porta-temperos, ou ainda dar outra finalidade como, por exemplo, um cesto de toalhas.

Para realizar essa transformação é só colar barbante ou corda fina em volta da parte externa da panela, utilizando cola quente.

Caso queira, você pode pintar, após cobrir com o barbante ou corda, utilizando tinta à base de água ou própria para tecido.

Fonte foto cesta de frutas  Joia de Casa

Fonte foto cesto de toalhas Artesanto e Reciclagem

Luminárias

Para fazer luminárias com jarras, chaleiras ou bules, é necessário cortar o fundo das peças com uma esmerilhadeira. E para a instalação elétrica, é preciso medir e separar os fios e, depois isolá-los com fita isolante, conectar ao bocal que ficará dentro da jarra ou do bule.

Após isso, instalar na fonte elétrica e colocar a lâmpada.

Fonte foto  luminárias feitas com bules Artesanto e Reciclagem

Fonte: https://www.greenme.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *