Já parou para pensar? O delivery é o novo inimigo do planeta!

Ele é rápido, prático e cheio de promoções. Parece ótimo, mas esconde uma série de problemas.

O delivery precarizou a vida de muitos trabalhadores, mas esse não foi o único prejuízo. Esse sistema de entregas, que nunca esteve tão dentro da vida das pessoas, é responsável por uma imensa quantidade de plástico, que é jogado no meio ambiente, agravando ainda mais os problemas ambientais.

Recentemente, o Instituto de Inteligência e Pesquisa (IPEC) fez uma pesquisa, que mostrou que 72% dos consumidores não querem mais receber seus pedidos com itens de plástico, sendo que 15% deles deixaram de pedir delivery por essa razão.

Um outro estudo, publicado na revista Nature Sustainability, financiado pela Fundação BBVA e pelo Ministério da Ciência Espanhol, mostrou que os oceanos estão lotados de plástico, principalmente plástico decorrente de viagens.

Participe do movimento menos lixo

Para quem quer participar do movimento de redução dos lixos provenientes do plástico, a Organização Não Governamental Oceana, dedicada à proteção dos oceanos e pesca sustentável, está com uma campanha intitulada #DeLivreDePlástico, como forma de incentivar a redução do plástico que acompanha os pedidos de delivery.

Os aplicativos Ifood e UberEats já traçaram um compromisso de reduzir o plástico nas entregas, seguindo diretrizes que constam na petição da ONG e que está disponível para assinatura AQUI

Participe do movimento Despatronados

Na tentativa de combater a precariedade dos trabalhadores que fazem delivery, já existe uma iniciativa de entrega de comidas e produtos, similar às existentes atualmente, mas com uma preocupação social maior.

O nome da iniciativa é Despatronados, que significa em poucas palavras “sem patrão”. Trata-se da reunião de entregadores organizados para fornecerem serviços de deliveries aos clientes sem exploração de mão de obra.

E não é somente os riders (o delivery de bike ou moto) que está precarizado. Os motoristas de entrega têm uma vida cruel como muito bem representada no filme “Você não estava aqui” do Ken Loach que nós, inclusive, recomendamos muito assistir.

Legal, não é mesmo? Consumo consciente a gente lê por aqui!

Fonte: https://www.greenme.com.br