Dicas para você reduzir e substituir o uso de plástico

O consumo e o descarte incorreto de plástico trazem grandes prejuízos para o meio ambiente, poluindo ruas, rios, oceanos e lagos.

O problema, que também ameaça a vida de animais, é um dos maiores desafios para a saúde do nosso ecossistema, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Saiba como substituir o plástico com atitudes simples de serem adotadas no seu cotidiano:

Leve sua garrafa e/ou copo reutilizável onde for

Essa é uma ótima maneira de cortar o plástico daqueles momentos de sede e/ou hora do cafezinho quando estiver na rua e no trabalho. No caso da água, carregar a garrafa abastecida é uma forma, inclusive, de fazer uma economia financeira.

Tenha talheres sempre à mão

Para refeições e lanches no trabalho, deixe uma colher, um garfo e uma faca guardados com seus pertences, seja em gavetas ou armários. E, quando pedir entrega de comida em casa, lembre-se dispensar talheres descartáveis.

Recuse canudo plástico

Item dispensável no consumo diário, o canudo pode ser outra porta de entrada em uma vida com menos plástico. Mas, se não consegue ficar sem ele, os de alumínio podem ser uma solução. Assim como copos, garrafas e canecas, ele cabe na bolsa e pode estar com você por onde for.

Use refil

Privilegie produtos, como cosméticos e produtos de limpeza, com opção de refil e/ou tenham na composição material reciclado. É outra solução simples para ter uma rotina mais sustentável.

Substitua também os itens de higiene

Que tal trocar a escova de dentes de plástico por uma de bambu? Se faz uso de lâminas de barbear, aposte em modelos de metal em vez dos descartáveis. As mulheres podem ainda trocar os absorventes descartáveis por opções reutilizáveis, como calcinhas e coletores menstruais. 

Faça da ecobag sua melhor amiga

A ecobag (sacola reutilizável) entra na mesma categoria de copos, talheres e garrafas. Elas são úteis para carregar suas compras de mercado, farmácia e o que mais você precisar. Existem diversos modelos com estampas que agradam a todos os gostos. Escolha a sua e evite as sacolinhas plásticas.

Escolha produtos a granel

Na hora de comprar cereais, grãos, sementes, entre outros produtos, leve seu próprio pote para economizar nos saquinhos de plástico e tornar a experiência mais prática. Assim, você evita todo o plástico das embalagens que sempre acabam no lixo.

Fonte: www.noticiasustentavel.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *