Dia Mundial Sem Carro: reflexão sobre a mobilidade

Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro, estimula formas alternativas de deslocamento

O Dia Mundial Sem Carro (World Car Free Day, em inglês), comemorado todo dia 22 de setembro, é uma data que busca incentivar o uso de meios de transporte alternativos. Ele foi criado em 1997 por ativistas franceses, que decidiram se mobilizar para reduzir problemas causados pelo uso do carro, como o aumento da poluição, gasto com matérias-primas e o trânsito irracional.

A ideia de deixar o carro em casa como forma de propagandear o uso menos intensivo dos veículos automotores e mostrar que existem alternativas de transporte menos danosas ao meio ambiente deu tão certo que, já em 2000, cerca de 760 cidades europeias participavam da iniciativa.

No Brasil, o Dia Mundial Sem Carro é mais recente, mas nem tanto. A partir de 2001, já tivemos nossa primeira versão, que envolveu 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC) e São Luís (MA). Em São Paulo, atividades relacionadas à data começaram a acontecer em 2003, mas apenas em 2005 o evento passou a ter apoio de secretarias municipais. Outras organizações também passaram a apoiar e a dar mais visibilidade para o Dia Mundial Sem Carro.

Focos

O ciclo-ativismo e a mobilidade ativa são os maiores focos do Dia Mundial sem Carro, uma data que todos os anos ganha eventos para estimular a reflexão sobre temas como caminhabilidade (a facilidade ou não de se caminhar por um espaço público), uso do transporte público e alternativas ao deslocamento individual. Desde 2011, várias cidades têm programado eventos ao longo do mês de setembro, que começou a ser chamado informalmente de Mês da Mobilidade.

O objetivo é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e propor às pessoas que experimentem, pelo menos durante um dia, formas alternativas de mobilidade, demonstrando que é possível se deslocar sem precisar de um carro (ainda mais próprio). Além disso, o Dia Mundial Sem Carro busca conscientizar os indivíduos de que carro e qualidade de vida não são sinônimos.

Consulte a programação da sua cidade ou região e participe dos eventos. Independente da agenda comemorativa, adote a proposta do Dia Mundial Sem Carro e deixe o carro em casa no dia 22 de setembro – e sempre que possível. Repense o modo como você se desloca no dia a dia e promova medidas alternativas que possam se estender por todo o ano.

Fonte: www.ecycle.com.br