Você sabia? 1 gota de óleo de cozinha polui 20 litros de água potável
O óleo é bastante utilizado na preparação de alimentos em geral.
Infelizmente, muitas pessoas descartam de qualquer forma, não se preocupando com a poluição provocada por ele. Quais são os impactos ambientais do óleo de cozinha?
O óleo de cozinha é uma mistura de substâncias (ácidos graxos insaturados) que não apresenta solubilidade na água. Quando descartado de forma incorreta, o óleo pode provocar poluição tanto na natureza quanto nas cidades. O óleo pode provocar a poluição da:
- água;
- solo;
- clima;
- estrutura pública.
Poluição na água
O óleo de cozinha possui uma densidade inferior à da água. Assim, quando os dois estão misturados, o óleo fica sobre a água, formando uma película capaz de causar problemas ambientais.
A camada de óleo sobre a água prejudica a entrada de luz e de gás oxigênio. Dessa forma, os peixes passam a ter uma oferta menor de oxigênio disponível, o que pode causar a morte desses animais.
Poluição no solo
O óleo de cozinha ainda tem a capacidade de formar uma camada impermeável no solo, impedindo que a água da chuva consiga entrar, aumentando o risco de enchentes.
Poluição no clima
Quando bactérias realizam a decomposição do óleo, um dos produtos dessa reação é o gás metano.
O gás metano, junto com o gás carbônico, contribui para o aquecimento do planeta.
Poluição nas redes de esgoto
Quando o óleo de cozinha é descartado diretamente no ralo de uma pia, durante o trajeto na tubulação, como é menos denso que a água, acaba grudando nas paredes dos canos e retendo partículas sólidas diversas.
Parte do óleo aderido acaba transformando-se em gordura. Então, forma-se uma camada sólida desse material e de outros dejetos, o que pode obstruir a passagem de água, causando alagamentos no interior das residências e também nas ruas.