Indústria que mudar data de validade de alimento para evitar desperdício

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) planeja modificar o modo como a data de validade é medida para determinados alimentos.

O plano é exibir na embalagem uma data preferencial para o consumo, o que permitiria que alimentos não perecíveis como macarrão, biscoito e chocolate fossem vendidos nos supermercados após esse prazo.

A ideia é que quando o prazo determinado passar, o consumidor possa fazer sua própria análise das características do alimento como aspecto e odor antes do consumo.

O novo modelo não valeria para produtos como verduras e legumes, que são perecíveis. A nova regra valeria apenas para os alimentos classificados como não perecíveis, pois demoram mais tempo para estragar.

Grande parte deles não exige refrigeração devido à baixa quantidade de água ou por ter passado por alguma esterilização, como o leite UHT, o que impede a proliferação de microrganismos.

A proposta deve ser aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para ser colocada em prática.

A Abia não entregou, até o momento, uma solicitação formal ao governo sobre o tema, afirmando que o assunto “precisa ser amplamente estudado”.

Contra o desperdício

A indústria alimentícia argumenta que a nova regra poderia evitar desperdício. Mas especialistas afirmam que o consumidor talvez não seja capaz de identificar um alimento inadequado para o consumo, o que causaria riscos à saúde.

“Ninguém está propondo comercializar produto impróprio, que faça mal ao consumidor. O alimento tem que ser saudável sempre. Não é interesse da indústria vender algo que faça mal às pessoas”, afirmou João Dornellas, presidente executivo da Abia.

O modelo existe em outros países. É simples, o rótulo deve advertir a frase “consumir preferivelmente antes de…” em vez de consumir “até a data x”.

Fonte: www.greenme.com.br