Telhado verde nas coberturas dos prédios para reduzir o calor nas cidades

Pesquisadores da NASA provaram que os telhados verdes dos prédios podem ajudar a reduzir o calor nas cidades, analisando dados de satélite em três locais na cidade de Chicago.

Na análise, publicada na revista Sustainable Cities and Society, os pesquisadores compararam as mudanças de temperatura e a quantidade de vegetação contida nos telhados dos locais de estudo (Millennium Park, City Hall e Walmart Mall).

Os resultados mostraram que nos locais onde há maior variedade de telhados verdes, as temperaturas médias foram significativamente mais baixas.

A análise também deixou claro que a eficácia do telhado verde em refrescar sua área ao redor depende da sua grandeza e outras variantes:

“Os benefícios dos telhados verdes dependem de uma variedade de fatores, desde a região geográfica e diversidade de plantas, até a estrutura do telhado e a eficiência de resfriamento do próprio edifício”, disseram os pesquisadores. Mais estudos com tamanhos de amostra maiores são necessários para distinguir essas variáveis, mas este estudo representa um começo promissor para avaliação. Com a expectativa de que os efeitos das ilhas de calor urbanas se intensifiquem à medida que o clima da Terra se aquece, será mais importante entender esses detalhes”.

O estudo é importante para apoiar iniciativas públicas de fomentar espaços verdes nas cidades, mesmo que estes estejam no alto dos prédios. Além de embelezar e reduzir o calor, telhados verdes podem atrair abelhas e outros polinizadores.

Uma vez invadimos as áreas verdes e construímos cimento nelas. Agora é hora de reverter a ação pois não foi uma ideia.

Fonte: www.greenme.com.br