Microplástico no corpo humano: quais danos pode causar?

O uso do plástico vem sendo motivo de preocupação por causa da poluição ambiental provocada pelo descarte dos resíduos provenientes desse material. Mas há muito mais com o que se preocupar.

Recentemente foram descobertas sérias razões para se preocupar ainda mais com o uso abusivo do plástico, porque o material, além de ter sido encontrado nos lugares mais remotos da Terra, foi encontrado no organismo de seres humanos.

Duas importantes descobertas foram feitas no primeiro semestre deste ano, através de cientistas da Holanda e do Reino Unido que encontraram pequenas partículas de plástico em humanos vivos, em dois lugares onde não haviam sido vistos antes: em pulmões de pacientes e no sangue de doadores anônimos.

As pesquisas da Holanda e Reino Unido

O estudo da Universidade Livre de Amsterdã, na Holanda, encontrou nanopartículas de plásticos no sangue de 17 dos 22 doadores de sangue.

Estas partículas podem ter se infiltrado na corrente sanguínea por ingestão ou inalação.

Já o estudo feito pela Universidade de Hull, no Reino Unido, encontrou plástico em 11 dos 13 pacientes examinados. As partículas de plástico encontradas eram principalmente nanoplásticos, que são menores que um micrômetro.

Microplástico no ambiente

Os fatores que contribuem para estas micro e nanopartículas pararem no corpo humano são vários, tais como:

  • Os plásticos que vão parar no meio ambiente se fragmentam continuamente e com o tempo se convertem em fibras ainda menores do que um fio de cabelo humano e se tornam partículas tão pequenas que facilmente se espalham pelo ar. Dessa forma, os seres vivos acabam por inalar essas micropartículas de plástico.
  • Os microplásticos também estão presentes no sal, na cerveja, em frutas e vegetais frescos, na água de garrafa e também da água da torneira.
  • Outra forma é através de pequenas partículas de plástico que são adicionadas a alguns géis esfoliantes e pastas de dentes que podem penetrar no corpo ou se infiltrar no sangue.
  • Pessoas que consomem peixes, mariscos e frutos do mar também absorvem microplásticos porque estas partículas de plástico vão parar nos oceanos e acabam sendo absorvidos por estes seres aquáticos.
  • Uma pesquisa feita pela equipe da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, descobriu que as pessoas podem inalar ou ingerir pequenas e invisíveis fibras plásticas que ficam flutuando no ar, ao redor ou provenientes das fibras de suas próprias roupas, tapetes e estofados.

Fonte: www.greenme.com.br