Transformar água do mar em potável com o apertar de um botão

Sem precisar de filtros ou bombas de alta pressão, engenheiros do MIT criam dispositivo do tamanho de uma maleta, capaz de transformar água do mar em água potável.

Trata-se de uma unidade portátil de dessalinização que gera água potável limpa e límpida, para fornecer facilmente água doce em áreas rurais, secas ou atingidas por desastres.

A solução criada por pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), baseia-se em dois processos de dessalinização:

  • a eletrodiálise: que permite a separação dos íons da água por meio de membranas carregadas,
  • e a polarização da concentração iônica (ICP): sistema que permite a remoção de substâncias sólidas e de bactérias da água.

Graças a esses dois sistemas, a água do mar é convertida em água potável que atende aos padrões das diretrizes da OMS.

“Este é realmente o culminar de uma jornada de 10 anos em que eu e meu grupo estivemos. Trabalhamos durante anos na física por trás dos processos individuais de dessalinização, mas colocar todos esses avanços em uma caixa, construir um sistema e demonstrá-lo no oceano, foi uma experiência realmente significativa e gratificante para mim”.

“O dispositivo tem feito sucesso desde seu primeiro lançamento. Mas acho que o principal motivo é a combinação de tantos pequenos avanços que fizemos ao longo do caminho”, disse o autor sênior Jongyoon Han, professor de engenharia elétrica e de computação e engenharia biológica do MIT e membro do Electronics Research Laboratory. RLE).

Um dos maiores desafios de projetar o sistema portátil foi fazer um dispositivo intuitivo que pudesse ser usado por qualquer pessoa, diz Han.

Os pesquisadores esperam tornar o dispositivo mais fácil de usar, melhorar a eficiência energética e a taxa de produção por meio de uma startup que planeja lançar o aparelho para comercialização

Será que o problema da escassez e da poluição da água doce será resolvido com a tecnologia através da dessalinização da água do mar?

Fonte: www.greenme.com.br