Pesquisa investiga motivações fundamentais para o consumo consciente

O consumo consciente parte da ideia de que tudo que é consumido, seja um produto ou um serviço, carrega consigo consequências positivas e negativas

O consumo consciente parte da ideia de que tudo que é consumido, seja um produto ou um serviço, carrega consigo consequências positivas e negativas. O ato de consumir afeta quem compra, o meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo. Pensando nisso, um estudo do Laboratório de Evolução do Comportamento Humano (LECH), do Centro de Biociências (CB/UFRN), convida para colaborar com a investigação sobre a relação entre as motivações básicas e o consumo consciente.

Intitulada Motivação e consumo consciente: contribuições das teorias evolucionistas aplicadas ao comportamento humano, a pesquisa é voltada para adultos entre 18 e 70 anos e leva em consideração atitudes e comportamentos de consumo atual dos sujeitos, algumas características pessoais e socioeconômicas e a percepção de bem-estar subjetivo. Os interessados em participar devem responder a este formulário.

Segundo Nivia Lopes, pesquisadora do LECH, o  intuito do estudo é investigar de que forma as motivações sociais fundamentais ― a busca por proteção, saúde, posição social e relacionamentos ― podem estar correlacionadas a alguns comportamentos e atitudes de consumo consciente.

“Além disso, buscamos investigar a relação entre o consumo consciente e a felicidade subjetiva. Outras variáveis socioeconômicas também serão investigadas. O embasamento teórico é da psicologia evolucionista, que busca investigar o comportamento dentro de perspectiva que integra causas genéticas e ambientais, do contexto social e também evolutivo”, ressalta Nivia.

Este texto foi originalmente publicado pela UFRN de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.

Fonte: www.ecycle.com.br