Clorofito, a planta que depura o ar. Uma é suficiente para purificar toda a casa

Além de ser uma planta ornamental muito bonita, ela também é muito útil pois purifica o ar em casa, eliminando substâncias nocivas do ambiente.

Clorofito (Chlorophytum comosum) é uma planta ornamental conhecida no Brasil também com os nomes de paulistinha e gravatinha. Além de ser uma planta ornamental muito bonita, ela também é muito útil pois purifica o ar em casa, eliminando substâncias nocivas do ambiente.

As propriedades purificadoras do Clorofito

O clorofito é uma planta ornamental muito usada em casas, apartamentos e escritórios porque apreciada pela sua bela folhagem e porque é muito fácil de cultivar tanto no interior como no exterior.

Além de ser uma planta resistente com bom hábito de crescimento, o clorofito também tem a vantagem de purificar o ar dos ambientes domésticos.

Como todas as plantas, o clorofito também remove o dióxido de carbono da atmosfera e produz oxigênio durante a fotossíntese da clorofila, e isso já melhora a qualidade do ar em casa. O clorofito é, no entanto, também capaz de remover outras substâncias do meio ambiente e está entre as plantas mais eficazes na purificação do ar.

A ação purificadora do clorofito foi confirmada por um estudo conduzido pela NASA há vários anos: de acordo com o estudo, o clorofito é capaz de remover substâncias nocivas como monóxido de carbono e xileno de ambientes domésticos. Os dados também foram validados por estudos mais recentes, como o realizado pela Universidade Estadual de Nova York.

O xileno é uma mistura de compostos químicos utilizados no processamento de muitos materiais, incluindo couro, borrachas e tintas. O xileno é uma substância tóxica para o nosso corpo e pode estar presente em nossas casas, mesmo em pequenas quantidades.

O monóxido de carbono é produzido após a combustão do tabaco, metano, gasolina e carvão, ou seja, podemos encontrá-lo no ar depois de cozinhar alimentos, se usarmos um fogão a gás. O monóxido de carbono tem uma grande afinidade pela hemoglobina sanguínea, de modo que mesmo pequenas quantidades respiradas levam menos oxigênio ao corpo.

Colocar uma planta de clorofito em nossas casas pode ajudar a eliminar essas substâncias nocivas de dentro de casa e purificar o ar.

Características e cultivo do clorofito

Clorofito, paulistinha ou gravatinha (Chlorophytum comosum) é uma planta ornamental muito comum, fácil de cultivar e fácil de reproduzir.

Esta planta é uma erva sempre verde e perene com folhas listradas finas, longas, verdes e brancas. Ela pode ser cultivada em apartamento e tem poucas exigências de cultivo e manutenção.

Durante os meses de inverno, ela pode ser colocada dentro de casa ou em um lugar protegido, desde que seja luminoso, enquanto da primavera ao outono é possível colocar a planta do lado de fora. Em áreas muito quentes ou durante o verão, é preferível proteger o clorofito da luz solar direta.

Quando regar

Quanto às necessidades de água, o clorofito pode ser regado duas ou três vezes por mês durante os meses frios. No crescimento vegetativo e nos períodos mais quentes a necessidade de água aumenta e nos meses mais quentes a planta terá que ser irrigada pelo menos duas vezes por semana. O clorofito não gosta de água estagnada, por isso não é necessário usar prato em baixo do vaso.

Reprodução

O clorofito cresce muito rápido e é aconselhável o replantio todos os anos na primavera em um recipiente maior. Esta planta também é às vezes chamada de planta aranha porque cresce e se desenvolve em hastes longas e finas que crescem a partir do centro da roseta de folhas e terminam com uma nova muda: essa característica faz com que esta planta seja muito decorativa e adequada para ser colocada em vasos suspensos. As mudas nascidas no final das novas hastes podem ser transplantadas para multiplicar-se.

A partir da primavera e durante todo o verão também é aconselhável fertilizar o clorofito pelo menos duas vezes por mês, para garantir o seu desenvolvimento graças à presença de nutrientes. O melhor solo para cultivar o clorofito é leve e rico em turfa.

O clorofito produz pequenas flores brancas na primavera, que crescem a partir de um caule no centro da roseta de folhas.

Fonte: https://www.greenme.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.