Embrulhar presentes com jornais, revistas, papeis de pão para um Natal green

Natal é tempo de festa e de alegria, todos sabem! Mas é também tempo de lixo, muito lixo, gerado pelos embrulhos de presentes feitos de plástico, muito plástico!

Laços, fitas, papeis, sacolinhas… Tudo feito para durar dois segundos – o momento da abertura do pacote – e depois ficar no ambiente durante séculos se o material não for reciclado (e na grande maioria das vezes não o é).

Para evitar todo esse prejuízo podemos agir com criatividade e sustentabilidade, embrulhando os presentes com papeis, reutilizando caixas, jornais, folhas de revistas ou sacos de pão.

Os consumidores conscientes já adotam essa prática em prol do meio ambiente há um bom tempo, mas ainda existem pessoas que duvidam que é possível confeccionar lindas embalagens de presente, reutilizando materiais que já temos em casa.

Para provar que isto é possível, este conteúdo traz algumas idéias de embalagens e embrulhos de presentes para um Natal mais green, ecológico e sustentável.

Confira!

Embrulhos e embalagens de presente com folhas de jornal

Os presentes podem ser embrulhados com folhas de jornal e, para dar um toque especial, a embalagem pode ser fechada com um barbante e decorada com galhos e folhas secas de plantas.

Olha que incrível:

Reutilize sacos de pão

Os presentes também podem ser embrulhados reutilizando sacos de pão, limpos e em boas condições, caprichando na decoração sempre natural, utilizando folhas, frutas, especiarias secas como cravo, canela, laranja seca:

 

3. Sacos e sacolas feitas de folhas de jornal ou revista

Folhas de revistas e jornais podem servir para criar novas embalagens de presentes, ou revestir sacolas que já foram usadas, ocultando assim marcas, nomes ou escritos que haviam na embalagem anterior.

sacola presente jornal

Reutilize caixas de papelão

As caixas de papelão, como por exemplo as de sapatos, revestidas com folhas de revistas e jornais também ficam lindas como embalagens de presentes.

Faça você mesmo a caixinha de presente

Reutilizando papeis mais duros, como capas de revistas por exemplo, dá para fazer você mesmo caixas para usar como embalagem de presente. O vídeo abaixo ensina de maneira bem prática como fazer caixas com tampas e de vários tamanhos. O importante é você reutilizar o que já tiver em casa para compor as tuas embalagens de presente da maneira mais ecológica possível.


Use lenços

E que tal dar dois presentes em um, se você o embrulhar com lenços? Conheça o Furoshiki, a técnica japonesa e aprenda diversas ideias para arrasar no presente:

Use a imaginação

Deu pra ter ideia de quanta coisa dá para fazer sem desperdiçar material, diminuindo o lixo, evitando o uso do plástico e economizando seja dinheiro que recursos naturais, para passar um Natal mais green?!

Fonte: www.greenme.com.br