Black Friday 2021: impacto das embalagens no meio ambiente pede atenção

Com a retomada da economia, os consumidores devem voltar a comprar, mas há um problema pouco considerado nesse processo: as embalagens que vão para o lixo.

Com a retomada da economia, muitos consumidores devem voltar a comprar, aproveitando os descontos, mas há um problema pouco considerado nesse processo: as embalagens que vão para o lixo. Esses resíduos, normalmente feitos de papel, plástico, vidro ou metal podem – e devem – ser reciclados, já que eles demoram até 400 anos para se decompor.

Documentário “Descarte” tem foco na conscientização

Atualmente, um movimento mais consciente sobre os hábitos de consumo tem ganhado força, como mostra a pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2020, do Instituto Akatu. No estudo, 81% dos consumidores dizem que querem que as marcas informem os seus processos produtivos e 70% desejam que elas reduzam os impactos nas mudanças climáticas.

Além disso, 65% dos entrevistados pedem que as empresas tenham metas para tornar o mundo melhor e a grande maioria espera que as empresas garantam que suas operações não agridem a natureza (79%).

Descarte correto

Também há um outro dado interessante: 81% estão interessados em reciclar seus resíduos. Para aproveitar o engajamento da população com o hábito da reciclagem, a eureciclo, maior certificadora de logística reversa de embalagens do País, desenvolveu o e-book ‘Guia definitivo do descarte correto de resíduos’, que pode ser acessado gratuitamente aqui .

O material explica que um dos motivos que dificulta a destinação adequada dos resíduos é o fato de o consumidor não saber a maneira correta de descartá-los, como mostra essa matéria do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Plataforma nacional de controle de resíduos é lançada

O e-book explica o que são os resíduos sólidos e como eles se dividem, sendo os materiais de papel, plástico, vidro e metal os mais presentes no nosso dia a dia. E a boa notícia é que praticamente todos eles podem ser reaproveitados de alguma maneira. Isso quer dizer que além de não acabarem incorretamente na natureza, há um valor econômico importante para os operadores de reciclagem, mais um motivo para promover a reciclagem.
“Separar os resíduos úmidos dos secos é um dos principais hábitos para possibilitar a reciclagem. Evitar embalagens de uso único, levar uma sacola reutilizável às compras e dar novas funções a embalagens – como as de vidro, por exemplo, também são maneiras de garantir que a sua ação na Black Friday terá um impacto ambiental menor”, explica Camila Bós Vidal, Head de Marketing da eureciclo.

Leia os rótulos antes de comprar

Os consumidores ainda podem prestar atenção em outros detalhes no momento da compra, como ler o rótulo das embalagens. Nelas podem estar presentes os selos e certificações, imagens impressas que são uma maneira eficiente de entender o impacto da produção e da destinação do material.

“Como a eureciclo já conta com mais de 5 mil empresas parceiras em todo o país, as chances de encontrar um selo da empresa são grandes. Ele tem a forma de um sorriso e garante que aquela empresa investe na cadeia de reciclagem, ao destinar corretamente materiais equivalentes e que possuem o mesmo impacto”, diz Vidal.

Ao escolher um produto que possui o selo eureciclo, o consumidor incentiva cooperativas de catadores e operadores, e ainda fortalece as marcas realmente engajadas, já que a atuação da empresa garante uma remuneração justa aos profissionais da cadeia de reciclagem. Até hoje os recursos destinados pela certificadora já ultrapassam os R$17 milhões.

Para incentivar o consumidor a adotar práticas sustentáveis na Black Friday, o Guia ainda traz informações sobre as peculiaridades dos materiais (como plástico, algodão e vidro, por exemplo), das etapas do processo desde a compra até o retorno do “resíduo” para a cadeia produtiva, da comercialização, da legislação em vigor no Brasil (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e do impacto social do incentivo ao setor.

Fonte: www.noticiasustentavel.com.br